O que é IGP-M?

O IGP-M foi criado em junho de 1989 para medir o movimento dos preços de forma geral. Por isso, ele tem o objetivo de ser mais abrangente que outros índices do mercado. Isso ocorre porque seu cálculo é baseado em diversos indicadores, como:

  • IPA-M — Índice de Preços do Atacado – Mercado.
  • IPC-M — Índice de Preços do Consumidor – Mercado.
  • INCC-M — Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado.

Podemos dizer que o IGP-M envolve uma série de fatores para ser calculado. Essa diversidade ajuda a perceber que ele é muito relevante. Na prática, acaba funcionando como um indicador macroeconômico. Assim, é possível ter uma noção do estado atual da economia no Brasil e da inflação por meio dele.

O IGP-M especificamente é calculado no período entre o dia 21 de um mês ao dia 20 do outro. Ele é amplamente usado como referência no reajuste de alguns contratos, como por exemplo os de aluguéis. Além disso, ele é utilizado ainda como parâmetro para o reajuste do preço de imóveis, da energia elétrica, de escolas e universidades, alguns planos de saúde, entre outros contratos.

É importante ressaltar que o IGP-M, assim como as outras versões do IGP, é um indicador independente. Isso significa que ele não tem ligação alguma com o governo na sua aferição. Ele não é a inflação oficial do país, mas também é importante por ser calculado por uma instituição independente do governo.

Por Jadair Cardoso

votos

Compare listings

Comparar
Pesquisa
Faixa de preço de até
Outras características
Fechar
Leonardo Guimarães
Leonardo Guimarães
Online agora
Chame no Whatsapp Whatsapp