Avaliação de imóveis: Como é feita e por que ela é essencial?

Avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis é algo muito importante, especialmente nos dias de hoje. Na prática, um imóvel nada mais é do que um produto que está à venda. Isso quer dizer que é preciso saber o real valor dele. 

Assim, a avaliação de imóveis tem esse objetivo, seja para quem quer fazer uma venda ou para evitar problemas futuramente. Dessa forma, as pessoas ainda possuem dúvidas sobre como esse processo é realizado.

No fim das contas, a avaliação vai definir um valor justo para a comercialização ou aluguel do imóvel. E ela tem que ser feita por um profissional especializado na área, seguindo diversos parâmetros. Neste sentido, inúmeros fatores são levados em consideração para se chegar ao valor definitivo. 

Então, veja abaixo mais informações sobre avaliação imobiliária e por que você pode contar com o consultor imobiliário Leonardo Prazeres Guimarães.

Qual o valor de uma avaliação de um imóvel?

O valor varia em cada estado e é definido pela tabela do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). No entanto, ele fica em torno de 1% do valor do imóvel, caso a avaliação seja feita por escrito. 

Para avaliações verbais, o custo será uma anuidade do Creci. Além do mais, alguns corretores estipulam os próprios valores. Assim, o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é o documento que resulta da avaliação imobiliária. 

Esse documento é usado, principalmente, em casos que envolvam ações judiciais ou divórcios, por exemplo. Por outro lado, é possível que o consultor imobiliário faça uma avaliação informal. Para tanto, ele considera seu conhecimento no mercado. 

Como faço para avaliar um imóvel?

É preciso levar em conta vários fatores na hora de avaliar um imóvel. Por isso é importante contar com um consultor especializado no assunto. Ele fará a avaliação seguindo as normas do setor. Além disso, um profissional de confiança passou por diversos treinamentos e está totalmente apto para fazer a avaliação. 

Assim sendo, os principais pontos levados em consideração na hora da avaliação de imóveis são:

  • Estudo e análise da localização do imóvel: levando em conta o bairro, sua infraestrutura e acessos. Por exemplo, uma boa estrutura no que diz respeito ao transporte valoriza o imóvel. A presença de estabelecimentos próximos, como escolas e hospitais, também é um ponto que aumenta o valor final;
  • Acabamentos e conservação: nesse quesito, tudo que faz parte do imóvel é avaliado, incluindo coisas simples ou ainda mais complexas. O avaliador vai analisar se há presença de vazamentos, as condições hidráulicas e elétricas, pintura, rachaduras, etc;
  • Área útil do imóvel e do condomínio: quantidades de quartos e banheiros influenciam no valor. Já a estrutura geral do condomínio também será analisada pelo avaliador;
  • Documentação: muita gente não sabe, mas a documentação é um dos itens analisados na hora da avaliação de imóveis. Assim, ela precisa estar em dia, tanto com relação ao imóvel em si, quanto a do vendedor (ou vendedores).

Quem pode fazer uma avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis pode ser feita por um corretor de imóveis, que deve ter o título de avaliador imobiliário. Essa especialização é oferecida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) ou ainda por meio de um curso superior de gestão imobiliária. 

O mais importante é que o profissional tenha conhecimento sobre o mercado imobiliário. Dessa forma, profissionais de outras áreas também podem realizar uma avaliação, incluindo área do direito e engenharia. 

Mas um corretor imobiliário é o profissional mais indicado, pois ele estará sempre atualizado sobre a situação atual desse setor. Vale destacar que nos referimos a avaliação de imóveis relacionada unicamente ao valor final do bem. Para laudos técnicos de engenharia, por exemplo, apenas um profissional da área deve ser consultado. 

Como funciona a avaliação de imóvel?

Munido de seus conhecimentos sobre o assunto, o avaliador imobiliário vai analisar tudo que faz parte do imóvel. Dessa forma, ele avalia:

  • Localização do imóvel;
  • Tamanho do imóvel;
  • Número de cômodos (de quartos e banheiros, por exemplo);
  • Idade do imóvel;
  • Estado de conservação;
  • Posição do imóvel na quadra;
  • Preços praticados nos imóveis vizinhos;
  • Procura por imóveis na região;
  • Estrutura do condomínio, se for o caso;
  • E, por fim, o avaliador se guia por tabelas pré-determinadas elaboradas pelos órgãos competentes, de acordo com cada região.

Como calcular o valor de venda de um imóvel?

Para chegar a um valor ideal, calcular o valor de venda de um imóvel leva em consideração o conhecimento do profissional e as condições do imóvel. 

Além de avaliar todas as questões pertinentes ao imóvel, o avaliador tem em suas mãos a norma NBR 1653. Essa é a norma brasileira de avaliação de bens e é usada sempre quando há a necessidade de definir o valor de um imóvel. 

A NBR 1653 tem um papel fundamental para o equilíbrio do setor, proporcionando uma espécie de justiça de preços. A norma é dividida em 7 partes, de acordo com o tipo do imóvel:

  • Procedimentos gerais sobre a avaliação de bens (NBR 14653-1);
  • Imóveis urbanos (NBR 14653-2);
  • Imóveis rurais (NBR 14653-3);
  • Empreendimentos (NBR 14653-4);
  • Máquinas e equipamentos de forma geral (NBR 14653-5);
  • Recursos naturais e ambientais disponíveis (NBR 14653-6);
  • Patrimônios históricos (NBR 14653-7).

Por isso, o avaliador vai decidir qual parte da norma NBR 1653 se encaixa com mais fidelidade ao imóvel analisado. Ao aplicá-la, há a garantia de um resultado satisfatório no que diz respeito ao seu valor final. 

Como é feita a avaliação de um imóvel para financiamento?

A avaliação de imóveis é um processo fundamental quando há interesse em financiamentos. Nesse caso, ela se torna obrigatória e pode ser feita pela própria instituição financeira, que contrata um profissional qualificado. 

Essa avaliação está atrelada à aprovação do crédito. Assim, é emitido um Laudo de Avaliação Imobiliária. Com esse e os outros documentos entregues e estando tudo em dia, o indivíduo está pronto para assinar o contrato de financiamento. 

Então, se você está precisando de uma consultoria nessa área, entre em contato com o consultor imobiliário Leonardo Prazeres Guimarães. Desde 2013 no mercado imobiliário da Grande Florianópolis, o profissional atua como técnico em Transações Imobiliárias e Avaliador de Imóveis. 

Com transparência e honestidade, Leonardo Guimarães pode te ajudar nas avaliações dos variados tipos de imóveis à venda. Entre em contato hoje mesmo!

Participe da discussão

Compare listings

Comparar