Financiamento bancário: tudo o que você precisa saber

financiamento bancário

Hoje vamos ficar por dentro do financiamento bancário. Grande parte dos brasileiros ainda nutre o sonho da casa própria. Porém, muitos não encontram uma alternativa viável para isso. Nesse sentido, cerca de 20% da população ainda paga aluguel, segundo dados do IBGE. Por outro lado, esta se mostra uma opção interessante para quem quer deixar de pagar aluguel definitivamente.

Dessa forma, hoje falaremos mais a respeito dessa modalidade de crédito. Afinal de contas, o financiamento bancário não serve apenas para a quitação de imóveis. Mas para a aquisição de outros bens ou até mesmo para o pagamento dos estudos.

Mesmo assim, o principal tipo de financiamento ainda é o imobiliário! E, na sequência deste artigo, separamos algumas informações sobre o tema.

O que é financiamento bancário?

Como destacamos anteriormente, financiamento bancário nada mais é do que uma modalidade de crédito. Em suma, você solicita o crédito para a instituição financeira. Se aprovado, o valor é liberado e você começa a pagar parcelas para a quitação da dívida.

Essas parcelas são acrescidas de taxas de juros. O valor do crédito, assim como o das parcelas, varia de acordo com muitos fatores. Além disso, cada banco possui diretrizes específicas a respeito disso. Aliás, a taxa de juros também muda de banco para banco.

Outro detalhe importante é que o financiamento bancário é destinado para a compra de um bem específico. Isso inclui um imóvel ou veículo.

Na verdade, esse é o principal ponte que diferencia um financiamento de um empréstimo. Além disso, os financiamentos bancários são solicitados para a aquisição de bens considerados de alto valor.

A instituição financeira pode aprovar ou não o financiamento. A decisão é baseada em uma análise completa do perfil do indivíduo. Se aprovado, na prática, o banco vai comprar o bem e repassá-lo para você. Assim, você passa a ter uma dívida com o banco e terá que pagar as parcelas com os juros previamente definidos em contrato.

Regras para se obter um financiamento

Se você tem mais de 18 anos, pode solicitar um financiamento bancário. Mas a aprovação nem sempre é garantida. Cada banco possui suas próprias diretrizes, mas, no geral, as instituições fazem uma análise minuciosa do perfil da pessoa.

No final dessa avaliação, o banco vai dizer se você está apto ou não para ter o financiamento aprovado. O tipo de financiamento também influencia na análise de perfil que será feita, bem como o valor solicitado.

Uma regra básica para quem quer ter financiamento aprovado é não ter seu nome em órgãos de proteção de crédito. Isso inclui o SPC e Serasa. Resumindo, você não pode ter o nome sujo. Se tiver alguma dívida pendente ou histórico de pagador negativo, o financiamento não será aprovado.

Tipos de financiamentos bancários

Existem vários tipos de financiamentos bancários. Um dos mais comuns é o imobiliário. Mas há também o de veículos, o estudantil e o financiamento para construção.

Aqui vamos abordar mais o financiamento imobiliário, que é o mais requisitado. Essa modalidade é solicitara por pessoas que querem realizar o sonho da casa própria. Ou para quem deseja fazer um investimento a longo prazo.

No Brasil, o banco que mais viabilizar financiamentos imobiliários é a Caixa Econômica Federal. O principal atrativo são os juros mais baixos e maiores facilidades no parcelamento do valor.

Assim, a Caixa é procurada, sobretudo, por pessoas de baixa renda que desejam ter a casa própria. O programa Minhas Casa Minha Vida (anteriormente Casa Verde Amarela), por exemplo, é o grande responsável por financiamentos bancários para pessoas de baixa renda no Brasil.

Mas o banco conta ainda com outras modalidades de crédito imobiliário. Algumas, por exemplo, são destinadas especificamente para a compra de imóveis mais caros.

Independente do banco, a maioria exige o pagamento de uma entrada. Ou seja, os bancos financiam boa parte do imóvel, mas você terá que pagar uma porcentagem à vista.

Além do mais, o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar bruta da pessoa.

Vale a pena fazer um financiamento bancário?

Vários fatores precisam ser levados em conta para analisar se vale a pena fazer um financiamento bancário. Os principais são:

  • Valor exigido para a entrada;
  • Taxas de juros;
  • Prazo total do financiamento;
  • Valor total a ser pago no final do financiamento.

Para ter uma ideia a respeito desses fatores, é bem interessante fazer simulações. Elas podem ser feitas diretamente nos sites dos bancos.

A decisão de pedir um financiamento bancário é muito importante e vai influenciar diretamente na sua vida financeira por anos.

Como encontrar o imóvel certo?

O financiamento imobiliário está diretamente relacionado à escolha do imóvel ideal conforme as necessidades e exigências de cada pessoa.

Afinal, é o banco que vai comprar o imóvel para você, como explicamos anteriormente. A escolha do imóvel certo depende de uma série de fatores. Para te ajudar nessa empreitada, é essencial contar com um consultor imobiliário.

Além de auxiliar na escolha do imóvel ideal, um profissional dessa área vai ter o conhecimento necessário. Ele poderá explicar mais detalhes a respeito do financiamento bancário.

Mas também é essencial contratar uma pessoa íntegra e experiente. Por isso, se você mora ou pretende morar em Biguaçu ou região, converse com o consultor imobiliário Leonardo Guimarães.

Prezando sempre pela ética, transparência e eficiência, Leonardo Guimarães conhece essa região como ninguém. Assim, pode te apresentar os melhores imóveis de acordo com suas prioridades. Entre em contato hoje mesmo e inicie uma parceria de sucesso!

5/5 - (1 voto)

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
Fechar
Leonardo Guimarães
Leonardo Guimarães
Online agora
Chame no Whatsapp Whatsapp