Como faço para comprar um imóvel através de financiamento bancário?

Comprar um imóvel através de financiamento bancário exige o cumprimento de diversas etapas e alguns requisitos mínimos. Na prática, você vai pegar um empréstimo para adquirir a tão sonhada casa própria. 

Assim, por meio de prestações mensais, com incidência de juros, a pessoa vai, aos poucos, quitando o imóvel. As taxas variam conforme o contrato e o prazo de pagamento também. 

Mas esse tipo de negócio se destaca por conta, principalmente, dos juros mais baixos e dos prazos maiores para a quitação. No entanto, é essencial ler todas as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. 

De modo geral, há diversas vantagens em comprar um imóvel por meio de financiamento bancário. E, no artigo de hoje, vamos explicar como fazer isso, mostrando as principais etapas do processo. Por isso continue por aqui e conheça o básico para comprar através de financiamento bancário. 

Comprar um imóvel através de financiamento bancário: requisitos

Sempre falamos que qualquer pessoa está apta a comprar um imóvel com financiamento bancário. Mas, vale ressaltar alguns requisitos básicos para isso. Eles incluem:

  • Possuir 18 anos ou mais;
  • Não ter pendências com a Previdência Social e nem imbróglios fiscais;
  • Estar com o nome limpo na praça (seu nome será consultado em instituições como o SPC e Serasa);
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ter visto de residência permanente (caso for estrangeiro);
  • Possuir uma renda compatível com o valor da parcela do financiamento. Geralmente, as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda mensal. 

Como funciona na prática este tipo de financiamento 

Bom, para comprar um imóvel através de financiamento bancário, você precisa entrar em contato com uma instituição de confiança. Dessa forma, o banco não vai repassar diretamente para você o dinheiro, mas para o vendedor do imóvel (depois que todas as documentações estiverem em dia e conferidas). 

Assim, geralmente o comprador quita o valor da entrada diretamente com o vendedor e o restante quem quita é o banco. Depois disso, o comprador fica devendo este valor à instituição, e vai pagando em forma de parcelas mensais. 

Alguns critérios são cumpridos de acordo com as exigências de cada banco. Fatores como valor do imóvel, das parcelas e da entrada serão importantes. Eles definirão os juros e a renda mínima exigida. 

Mas, seguindo a modalidade de financiamento mais comum no Brasil, a parcela do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda do comprador. 

Documentos necessários para financiar um imóvel 

Existem centenas de bancos que oferecem esse tipo de serviço para as pessoas. Desse modo, a lista de documentos solicitados pode variar um pouco de banco para banco. Mas, em linhas gerais, você vai precisar apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF (ou carteira de motorista);
  • Comprovante de endereço (alguma conta com até 90 dias de vencimento);
  • Comprovante de renda (folha de pagamento e/ou declaração de imposto de renda);
  • Além disso, comprovante de estado civil (certidão de casamento, certidão de nascimento ou de divórcio);
  • Carteira de trabalho (se tiver);
  • E ainda o extrato do FGTS, se você tiver o interesse de utilizar esse fundo para ajudar na quitação da dívida. 

Pode ser necessário também a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Municipais, Estaduais e Federais.

Após a apresentação dos documentos, o banco vai analisá-los e isso demora alguns dias. Depois disso, haverá a pré-aprovação do financiamento. É nessa etapa que serão confirmados os valores das simulações (questões como valores das parcelas, taxas de juros, valor da entrada, etc.).  

Mas há ainda as questões envolvendo o imóvel escolhido pelo comprador. Após encontrar a casa ou apartamento ideal, o banco fará uma avaliação do mesmo. Primeiro será conferido se o imóvel se enquadra nas regras de financiamento do banco. 

Em seguida, a instituição vai analisar todos os documentos do imóvel e elaborar um laudo. Se estiver tudo certo, o financiamento é efetivamente aprovado. 

Resumo das quatro etapas do financiamento imobiliário

Em suma, podemos dividir esse processo todo em quatro grandes etapas. Entendendo todas elas, você encontrará mais facilidade na hora de comprar um imóvel através de financiamento bancário. Veja quais são essas etapas:

  • Entrega da documentação e envio da mesma para o seu consultor financeiro que, por sua vez, enviará ao banco. Por isso, confira muito bem todos os documentos antes de enviá-los. E vale ressaltar que o banco informa previamente a lista de documentos necessários. O consultor também vai te ajudar nesse processo;
  • Análise de crédito. Sendo direto, o banco vai analisar como está seu nome no mercado e se você terá condições de pagar as parcelas. Nesse caso, quanto melhor estiver seu score de crédito, mais chances de conseguir o financiamento;
  • Avaliação do imóvel. O banco vai analisar o imóvel escolhido, avaliando sua situação judicial e todos os documentos da propriedade. Entre os documentos analisados, podemos citar a matrícula do imóvel, planta baixa, escritura, registro e certidões negativas do bem;
  • Efetivação do contrato. É a sua assinatura. O documento é formalizado no Cartório de Registro de Imóveis. A partir desse momento, o imóvel estará em seu nome, mas permanecerá alienado para o banco. Conforme o financiamento for sendo quitado, a escritura e também o registro serão atualizados. 

Considerações finais sobre financiamento de imóveis 

Como você deve ter percebido, comprar um imóvel através de financiamento bancário requer atenção e cuidados. Muita gente fica em dúvida em relação aos documentos necessários, taxas de juros, parcelas e entrada. Por isso, antes de encerrar, separei mais algumas informações relevantes: 

  • A taxa de juros varia de acordo com o banco. Encontre uma instituição de confiança, com taxas razoáveis e, de preferência, um banco onde você já é cliente (isso facilitará a aprovação do financiamento);
  • O valor da entrada também varia, mas fica entre 10% e 20% do valor total do imóvel. Mas você pode oferecer mais e isso é ótimo, pois sua dívida será reduzida e pagará menos juros;
  • Escolha o tipo de financiamento ideal. Existem algumas modalidades de financiamento imobiliário. Procure se informar com o banco e conte com a ajuda do seu gerente para escolher a melhor de acordo com suas necessidades;
  • Tenha em mente que o banco vai levar muito em conta dois fatores na hora de aprovar ou não o financiamento: sua idade e a situação do seu nome no mercado. Uma pessoa jovem e com nome limpo, por exemplo, terá acesso a valores mais altos e a melhores condições. 

Encontre um corretor de confiança

Por fim, na hora de comprar um imóvel através de financiamento bancário, encontre o corretor de confiança. Se você mora ou pensa em morar em Santa Catarina, não deixe de conferir os imóveis disponibilizados pelo consultor imobiliário Leonardo Guimarães.

Além de oferecer imóveis diferenciados, ele vai lhe ajudar com todas as questões burocráticas. E tudo com a máxima honestidade, transparência e profissionalismo.

votos

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
Pesquisa
Faixa de preço de até
Outras características
Fechar
Leonardo Guimarães
Leonardo Guimarães
Online agora
Chame no Whatsapp Whatsapp