As tendências do mercado imobiliário em 2024

Sempre quando um novo ano se inicia, ele chega repleto de expectativas e projeções que abrangem praticamente todos os setores da sociedade. Nesse sentido, hoje iremos falar sobre as tendências do mercado imobiliário em 2024.

Dessa forma, muita coisa que aconteceu em 2023 vai refletir a partir de agora. Portanto, esse segmento começa o ano colhendo alguns frutos que foram plantados nos meses anteriores.

Diante disso, as tendências do mercado imobiliário precisam ser analisadas por todos que querem investir nesse setor. Isso inclui, por exemplo, compradores e vendedores de imóveis.

Se você se encaixa nesse cenário, continue a leitura deste artigo. Separamos abaixo as principais projeções para o ramo imobiliário e suas tendências mais relevantes.

Tendências do mercado imobiliário na compra e venda

Vamos começar esse conteúdo com as expectativas em relação a compra e venda de imóveis. E elas são as melhores possíveis! O ano de 2023 encerrou com uma queda na taxa Selic e isso ajudou a impulsionar novamente esse setor.

Assim, nesses primeiros meses de 2024 o número de imóveis vendidos deve aumentar em comparação ao mesmo período do ano passado. Nesse caso, 2023 já foi um ano de retomada, o que indica uma recuperação após a crise agravada pela pandemia.

Então, se você quer investir nesse segmento, talvez esse seja o ano ideal para comprar ou vender imóveis. Outra tendência diz respeito ao tipo de imóvel procurado pelas pessoas.

Nos últimos anos, quem adquire um imóvel procura, principalmente, por flexibilidade e praticidade. E essa tendência do mercado imobiliário vai permanecer para os próximos anos, ganhando mais força em 2024.

Digitalização e tecnologia

Não podemos falar em tendências do mercado imobiliário sem mencionar o avanço da digitalização e tecnologia nos processos.

O aperfeiçoamento no uso de dados e a evolução da inteligência artificial são detalhes que podem fazer toda a diferença na hora do fechamento de um negócio.

Quando juntamos esses elementos com o fato da perspectiva de novas reduções na Selic, concluímos que o preço dos imóveis deve se manter estável durante o ano.

Novos “tipos de imóveis”

Até aqui vimos que os preços dos imóveis devem se manter equilibrados durante 2024. Isso não significa que os valores serão reduzidos, mas pelo menos não aumentarão tanto como em anos anteriores.

Porém, agora vamos falar das tendências que envolvem os tipos de imóveis que devem ser mais procurados nos próximos meses. Para isso, separamos algumas considerações:

  • As “novas famílias”, aquelas com recém-casados e/ou com filhos pequenos estão buscando cada vez mais imóveis espaçosos. Isso inclui escritório, espaço para home-office e áreas de circulação;
  • Os imóveis localizados em regiões afastadas dos centros das cidades são opções atraentes. Elas cativam quem busca mais tranquilidade e menor custo de vida;
  • Cidades pequenas, mas localizadas próximas de grandes centros, estão sendo bastante visadas por quem deseja comprar o 1° imóvel;
  • Solteiros e jovens procuram imóveis menores e valorizam mais a localização.

Em suma, os tópicos acima representam algumas tendências do mercado imobiliário que devem se manter ou ganhar força em 2024. Assim, precisamos destacar algo que veio para ficar: o home-office.

A procura por casas e apartamentos com espaços de trabalho está cada vez maior! E isso é um reflexo da pandemia, que acelerou o hábito e a necessidade do trabalho em casa. Dependendo da área de atuação da pessoa, talvez seja indispensável a compra de um imóvel com escritório e/ou espaço adequado para a realização de atividades profissionais.

A esperança pela casa própria

Atualmente, mais de 20% da população brasileira vive de aluguel. Esse número foi aumentando com o passar dos anos. E isso se deu por conta de diversos motivos.

Décadas atrás, praticamente todas as famílias tinham o sonho da casa própria. Ele era alimentado justamente pelas reais possibilidades de adquirir um imóvel em definitivo.

Mas, com as constantes crises financeiras, esse sonho foi ficando para trás. Assim, o aluguel ganhou protagonismo e, em muitos casos, representou a única solução para uma moradia digna.

No entanto, ao que parece, esse cenário pode estar mudando. Ou seja, as novas famílias ou aquelas que pagam aluguel há anos estão amadurecendo a ideia da casa própria.

Então, essa é uma das tendências do mercado imobiliário em 2024: o renascimento da esperança pela tão sonhada casa própria.

Novas oportunidades à vista

Diante de tudo o que falamos até agora, ficam nítidas as projeções otimistas para o setor imobiliário em 2024.

Por conta disso, é possível encontrar cada vez mais opções de imóveis à venda no mercado. Nesse sentido, destaque para os condomínios planejados e loteamentos residenciais localizados em espaços estratégicos.

Esses empreendimentos contam com toda a estrutura que uma família precisa para viver bem e com qualidade de vida. E, claro, representam novas oportunidades de negócios.

Muitos desses projetos não estão localizados nas áreas centrais das cidades. Mas isso não é necessário. Eles contam com ótima estrutura, garantindo a mobilidade, segurança e praticidade para o dia a dia das famílias.

Mas, se você precisa de um imóvel mais próximo dos grandes centros, também vai encontrar excelentes opções. Afinal, como falamos anteriormente, o setor imobiliário está superaquecido e promete ótimo resultados em 2024.

Por outro lado, de qualquer forma, uma das tendências do mercado imobiliário permanece para este ano. Trata-se da importância de contar com um corretor de confiança.

Assim, caso pretenda adquirir um imóvel em Biguaçu ou região, entre em contato com Leonardo Guimarães. Tenha acesso a uma consultoria imobiliária completa para te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para a realização do seu sonho!

Leonardo Guimarães é um profissional que atua há anos nesse segmento e na região de Biguaçu e que sempre preza pela ética e transparências nas relações com os clientes. Então, envie uma mensagem agora mesmo e dê início a uma parceria de sucesso.

votos

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
Fechar
Leonardo Guimarães
Leonardo Guimarães
Online agora
Chame no Whatsapp Whatsapp